Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Encontrados vestígios de vida humana no planalto tibetano com 10.000 anos

Uma equipa de arqueólogos chineses descobriu na província ocidental de Qinghai, no planalto tibetano, os primeiros vestígios de vida humana nessa região, a mais de 4.000 metros de altura sobre o nível do mar, com 10.000 anos de antiguidade, informou a agência oficial “Xinhua”.

Dezenas de instrumentos de pedra numa camada de cinzas pré-históricos na Prefeitura de Golog, habitada por etnias tibetanas, mostram que há 10.000 anos houve homens que viviam e caçavam em duras condições meteorológicas naquela região, com baixos níveis de oxigénio, baixas temperaturas e ventos fortes.

Esta descoberta foi feita em 2013, embora tenha demorado três anos para se confirmar os achados na região, que provam que houve vida humana no planalto tibetano há dez milénios.

O descobrimento “é de grande significado na investigação de como viviam os homens antigos em ambientes extremos”, afirmou Hou Guangliang, professor da Universidade Pedagógica de Qinghai, uma das instituições que patrocinam a pesquisa.

Segundo os arqueólogos, é a mais antiga prova de atividade humana no Teto do Mundo acima dos 4.000 metros sobre o nível do mar, embora em zonas mais baixas do Tibete haja indícios pré-históricos de há mais de 20.000 anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!