Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresas moçambicanas endividam-se em 778 milhões de meticais/ano na França

Ascende a 20 milhões de euros, aproximadamente, 778 milhões de meticais, a média anual da dívida contraída por empresas públicas e privadas moçambicanas junto da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Os empréstimos são aplicados em projectos de desenvolvimento socioeconómico das áreas de Micro-Finanças, Aquacultura, Turismo e Hidrocarbonetos,segundo a AFD, realçando que, em termos de dona- tivos, Moçambique recebe da França igual montante de 778 milhões de meticais/ano.

Os empréstimos e donativos da Agência Francesa de Desenvolvimento fazem parte dos cerca de 10,7 biliões de meticais que a França canalizou a Moçambique, entre 2003 e 2012, de acordo ainda com esta instituição estatal francesa.

Em 2012, este país europeu desembolsou cerca de 50 milhões de euros para apoiar o projecto de reabilitação das centrais hidroeléctricas de Chicamba e Mavuzi, na província central de Manica.

Frisa-se que a França financiou também a realização de estudos de viabilidade das obras de reabilitação da pista de aterragem do Aeroporto Internacional de Maputo, a arrancar em 2014.

A revitalização das áreas de conservação da natureza e o melhoramento e expansão da rede de abastecimento de água potável fazem também parte do rol de actividades financiadas pela França, através da AFD, que opera em Moçambique desde 1985.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!