Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresas mineiras criaram cerca de 11 mil empregos

As 36 empresas mineiras que operam em Moatize, província de Tete, centro de Moçambique já criaram 10.811 empregos. O administrador de Moatize, Manuel Guimarães, é citado pela Rádio Moçambique, estação pública, como tendo dito que os postos de trabalho criados naquele distrito têm reflexos na vida social da população, pois mais crianças frequentam escolas e um maior número de jovens já possui as suas habitações.

“Os projectos estão a trazer bons resultados. Os jovens já mandam à escola os seus filhos e assistem socialmente os seus dependentes directos. Reduziu o número de jovens desempregados que pululavam nas ruas”, revelou.

Dos empregos criados em Moatize, 8.720 são ocupados por cidadãos nacionais, dos quais 1.633 destes são naturais daquela região. As multinacionais australiana Riversdale e brasileira Vale são as que mais cidadãos empregam.

De referir que estas duas mineradoras iniciam a exportação de carvão ainda este ano. Segundo Guimarães, trabalhos estão em curso junto das empresas para incentivar a abertura de mais postos de trabalho, criar uma cultura de trabalho no seio da camada juvenil e desencorajar actividades ilegais.

“Temos a preocupação de criar cultura de trabalho entre os jovens, pois alguns acabam perdendo os empregos por se envolverem em actividades ilícitas”, frisou Manuel Guimarães, sem indicar o número de casos registados.

Guimarães referiu que a mineração no distrito de Moatize, também começou a ter impacto no desenvolvimento, que se traduz na abertura de novas vias de acesso e a respectiva iluminação, bem como a construção de infra-estruturas sociais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts