Perto de seis mil candidatos a emprego em Moçambique tiveram uma colocação directa em várias empresas durante o primeiro trimestre do ano em curso.
Deste número, segundo dados do Ministério moçambicano do Trabalho (MITRAB), destacam-se 1.462 mulheres, sendo que a Cidade de Maputo foi a que mais pessoas colocou, ao atingir 2.135 candidatos. A seguir a cidade de Maputo, está a Província nortenha de Nampula que colocou 1.220 candidatos, enquanto que a província de Manica, no Centro do país, empregava 1.053 candidatos.
No conjunto das colocações feitas directamente pelas empresas e através da via de inscrições nos Centros de Emprego do Estado espalhados por todas as províncias moçambicanas foram colocados, no mesmo período, 6.949 candidatos, dos quais 1.612 do sexo feminino.
A cifra percentual de crescimento das ofertas atingiu 39, em relação às ofertas de emprego no período em alusão do ano transacto. “Muitas empresas continuaram a confiar ao Estado na selecção e colocação de candidatos a emprego, oferecendo 1.176 vagas”, explica o MITRAB em comunicado de imprensa recebido hoje pela AIM.
Deste modo, inscreveram-se nos Centros de Emprego 5.536 candidatos e a colocação total foi de 6.949, o que significa que a oferta de emprego neste período superou em 20%.