Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empregados domésticos clamam pela dignidade em Inhambane

Os empregados domésticos em Inhambane queixam-se de maus-tratos perpetrados pelos seus patrões e exigem dignidade e melhoria nas condições de trabalho, além de aumento salarial.

As inquietações foram apresentadas publicamente durante as celebrações do 1º de Maio, dia internacional do trabalhador, cujo palco central ao nível da província foi a praça dos trabalhadores na cidade de Inhambane.

A Secretária Provincial do Sindicando Provincial dos Empregados Domésticos em Inhambane, Maria José, lamentou, na ocasião, as condições deploráveis em que trabalham muitos dos seus colegas na província e não só.

Os magros salários pagos pelos seus patrões, cuja fixação é feita a belo prazer de quem os emprega, sem nenhum vinco contratual previamente estabelecido, é um dos “ Calcanhar de Aquiles” daquele grupo social.

“Os empregados domésticos são tratados brutalmente por seus patrões e não existe nenhuma forma legal para reivindicar os seus direitos em casos de serem violados.” – Lamentou Maria José.

A nossa fonte disse ainda que é do conhecimento da sua organização que os trabalhadores dos quintais, frequentemente, são expulsos duma forma brutal, sem aviso prévio e, muitas vezes sem explicação das causas que levam os seus patrões a tomarem tais medidas.

“Enquanto não estivermos organizados dificilmente vamos conseguir trabalhar e lutar contra estes abusos.” – Disse a nossa fonte.

Não se sabe qual é o número real de empregados domésticos existentes na província, no entanto, Maria José, acredita que há a área de trabalhos domésticos emprega muitos cidadãos, principalmente nos centros urbanos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!