Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empregados domésticos agravam inflação 0,60% em Abril

Os serviços prestados pelos empregados domésticos da cidade de Maputo concorreram para um agravamento da inflação mensal em 0,60%, em Abril de 2013, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Também concorreu para o cenário o aumento dos preços do carvão vegetal, tomate e feijão-manteiga, situação contrariada pela queda dos preços da couve, coco, peixe fresco, óleo alimentar e do frango vivo.

No seu documento sobre o Índice de Preços no Consumidor (IPC) da cidade de Maputo, o INE diz que a variação positiva da carestia da vida foi após 0,26% do mês anterior e uma variação negativa de 0,12% em igual período de 2012.

Com esta variação mensal, a inflação anual acelerou em 75 pontos base (pb), para 5,05%, mantendo a tendência ascendente iniciada em Fevereiro de 2013, comportamento idêntico seguido pela inflação média anual que se situou em 2,44%, após 2,23% no mês anterior.

Refira-se, entretanto, que o comportamento da inflação nos primeiros quatro meses de 2013 reflecte uma conjuntura de início do ano difícil, caracterizada por cheias e inundações que afectaram a oferta de produtos alimentares em alguns mercados da capital do país, bem assim pelo aumento dos preços médios de algumas commodities no mercado internacional, com peso na inflação doméstica, sem descurar o fortalecimento do Dólar dos EUA no mercado cambial doméstico.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!