Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em vista montagem de uma refinaria de gás natural em Inhambane

A multinacional alemã GigaMetanol projecta construir, na província meridional de Inhambane, uma refinaria destinada à conversão de gás natural em metanol para exportação.

O novo empreendimento deverá consumir cerca de três biliões de euros necessários como investimento para a sua montagem, segundo Elmar Pietsh, director regional para África Austral da GigaMetanol.

Entretanto, a viabilização deste projecto “está dependente da capacidade de disponibilização, em quantidades suficientes, por Moçambique, de gás natural produzido em Pande e Temane”, segundo ainda Pietsh, que estimou em seis anos o período necessário para o arranque da montagem da nova fábrica de conversão de gás natural em metanol, em Inhambane.

Ela terá um potencial de criar cerca de 40 mil novos postos de emprego, segundo ainda assegurou Pietsh, sublinhando que as negociações com o Governo e outros parceiros visando a operacionalização do investimento “estão numa boa fase”.

Questionado pelo Correio da manhã sobre a capacidade de produção da futura refinaria, Pietsh disse que a mesma deverá produzir cerca de 10 mil toneladas/dia de metanol, “caso a matéria-prima seja fornecida em quantidades suficientes”.

Refira-se que o metanol é aplicado como solvente no fabrico de produtos da indústria de plásticos, fertilizantes e combustível. Elmar Pietsh falava semana passada, no Maputo, à margem de uma visita de trabalho realizada a Moçambique por uma missão empresarial alemã composta por 12 agentes económicos das áreas de mineração, construção civil, tecnologias de informação e comunicação, energia e turismo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!