Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ACAMO promoveu uma marcha de aproximadamente duzentas pessoas no Maputo

Pouco mais de duas centenas de pessoas marcharam, Sábado passado, acompanhadas pela banda da Polícia da República de Moçambique, a partir do Aeroporto Internacional do Maputo até à Praça dos Heróis, onde depositaram uma coroa de flores, numa manifestação promovida pela Associação de Cegos e Amblíopes de Moçambique – ACAMO, alusiva ao Dia Internacional da Bengala Branca, assinalado a 15 de Outubro.

Comemorado desde 1970, este dia é consagrado à orientação e mobilidade no processo de reabilitação e integração da pessoa com deficiência visual, segundo referiu Sérgio Conceição, responsável pela advocacia e propaganda da ACAMO.

“A bengala branca é um símbolo de independência, liberdade e confiança, pois a sua utilização permite ao deficiente visual movimentar- se livremente, dentro dos condicionalismos existentes”, explicou Sérgio Conceição, acrescentando que “esta associação existe em Moçambique há 16 anos e que, anualmente, tem vindo a comemorar o Dia Internacional da Bengala Branca, nesta data estabelecida pela Federação Internacional dos Cegos, nos Estados Unidos da América”.

Por seu turno, Rosita Maló, uma das participantes, referiu que “15 de Outubro é um dia que se reveste de muita importância para nós, porque graças à aprendizagem é habitual vermos deficientes visuais utilizarem uma bengala branca para se movimentarem nas ruas, atravessando- as, entrando nos transportes públicos, portanto, fazendo tudo que uma pessoa normal faz”.

De referir que um dos objectivos da comemoração do Dia Internacional da Bengala Branca é o de motivar e encorajar outras pessoas com problemas visuais a utilizarem a bengala, bem como sensibilizar a sociedade em geral a respeitar a pessoa com deficiência visual.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!