Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em elaboração regulamento que introduz limites de depósitos bancários no exterior

O Banco de Moçambique (BM) está a produzir um novo regulamento que vai introduzir limites de concentração nos depósitos dos bancos moçambicanos no exterior, segundo as informações apuradas, esta Terça-feira (8),  junto da delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Maputo.

Esta medida insere-se no quadro do reforço de medidas de supervisão desenvolvidas pelo banco central junto das instituições financeiras activas no país, de acordo ainda com o FMI, enfatizando que a supervisão também é reforçada através da assinatura de acordos de cooperação, ou memorandos de entendimento, com vários supervisores de bancos estrangeiros operando em Moçambique.

A mesma instituição financeira internacional sublinha que o Banco de Moçambique pretende adoptar regularmente uma “ferramenta de testes de stress com base em dados detalhados e de alta frequência sobre colocações financeiras e financiamento dos bancos, incluindo no exterior”.

Já num comunicado emitido no passado 21 de Dezembro de 2012 e assinado pelo representante residente do FMI, em Moçambique, Victor Lledó, esta instituição sublinha que o empenhamento em reforçar a supervisão e o quadro de gestão de crises protegerá o sector financeiro dos impactos transfronteiriços apontados como “ligações financeiras de bancos moçambicanos com instituições financeiras no exterior”.

Lembre-se que no referido comunicado emitido por ocasião da conclusão da quinta avaliação do FMI sobre o desempenho da economia do país registado até Junho de 2012, esta instituição considera que o referido desempenho foi “extraordinário”, pois, até Junho, as exportações atingiram USD 1854 milhões, o correspondente a 60% do plano anual, fixado em três milhões de dólares norte-americanos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!