Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em diferentes distritos – Chuvas agravam degradação das vias de acesso

G rande parte das estradas da província de Nampula, sobretudo as que ligam a cidade capital aos distritos e às sedes distritais e Postos de Administrativos, encontram- se intransitáveis em consequência do seu elevado estado de degradação.

A situação mais crítica regista-se nas estradas que partem da capital da província de Nampula aos distritos de Malema, Ribáuè, Lalaua, Mogincual, Moma e Angoche.

A degradação está associada às chuvas intensas que se fazem sentir na província e à falta de manutenção permanente por parte das autoridades de tutela.

Entretanto, o governo, através da Direcção Provincial das Obras Públicas, afirma que no ano de 2009 foi planificada a manutenção de estradas e pontes em condições de difícil transitabilidade, por forma a assegurar uma circulação rodoviária sem qual qualquer turbulência.

A fonte sublinha que o projecto prevê, ainda, a reabilitação de quatro mil quilómetros de estradas, sendo 1.041 de estrada terciária e 2.369 de manutenção de rotina.

Por outro lado, no âmbito do investimento público descentralizado aos distritos, serão reabilitados cerca de oitenta quilómetros de estradas terciárias na Localidade de Nacololo e no Posto Administrativo de Nacuja, em Monapo e Mossuril, respectivamente, e 50 quilómetros do troço entre os Postos Administrativos de Calipo e Cussi, em Mogovolas.

Em relação à construção da ponte sobre o rio Monapo que liga o Posto Administrativo de Lunga, em Mossuril ao vizinho distrito de Monapo, uma fonte da Administração Nacional de Estradas (ANE)revelou que as obras serão custeadas centralmente.

A ANE tem, também, em perspectiva a asfaltagem de algumas estradas consideradas vitais para o desenvolvimento sócio-económico da província de Nampula, em particular, e do país, em geral.

Entretanto, a fraca capacidade de alguns empreiteiros ligadas ao ramo de estradas tem afectado significativamente a qualidade das obras executadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!