Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eliseu Machava substitui Filipe Paúnde no Secretariado da Frelimo

Eliseu Machava substitui Filipe Paúnde no Secretariado da Frelimo

A Frelimo tem desde o último domingo (02) um novo secretário-geral (SG), eleito no último dia da III Sessão Ordinária do Comité Central que teve lugar na Escola Central deste partido, no município da Matola, durante quatro dias. Trata-se de actual governador da província nortenha de Cabo Delgado, Eliseu Machava.

Numa eleição com 195 votantes, Machava demonstrou seu favoritismo e venceu a corrida com 131 votos a favor, equivalentes a 67 porcento, contra 63, correspondentes a 32 porcento obtidos, pela concorrente Alcinda de Abreu, ministra da Coordenação para a Acção Ambiental. Para além destes dois, haviam-se candidatado para o mesmo cargo o actual secretário para Organização do partido, Sérgio Pantie, que, entretanto, desistiu da corrida na última hora.

A eleição do novo SG da Frelimo surge na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ex-ocupante do cargo Filipe Paúnde, no primeiro dia da sessão do Comité Central. Paúnde, eleito em 2006 foi forçado a deixar o cargo à disposição depois da sucessivas críticas à sua posição em relação á entrada de mais pré-candidatos na corrida à eleição do candidato presidencial do partido. Ele defendia que não havia mais espaço para mais concorrentes além dos indicados pela Comissão Política.

A avalanche de críticas culminou com a exigência dos antigos combatentes para que fosse considerada a entrada de outros pré-candidatos, facto que enfraqueceu totalmente o então SG.

Os  combatentes da luta de libertação nacional propuseram ainda a reestruturação do Secretariado por considerarem que aquele já se encontrava enfraquecido e, portanto, sem capacidade para enfrentar os desafios actuais do partido que se resumem, principalmente, na conquista da vitória nas eleições de 15 de Outubro, reforço da unidade interna e conquista de mais eleitorado.

Depois da eleição do novo SG, o presidente do partido, Armando Guebuza endereçou uma saudação especial ao Paúnde “pelo seu excelente desempenho” enquanto ocupava aquele cargo.

“O camarada Paúnde é um grande e incansável quadro do partido. Logo após a sua eleição arregaçou as mangas e começou a trabalhar, com todo afinco, na implementação de várias decisões tendentes a engrandecer e a fortalecer a gloriosa Frelimo”, referiu o Guebuza.

A Eliseu Machava, o líder do partido disse que este tem o desafio de valorizar o legado de Paúnde, assim como consolidá-lo e ampliá-lo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!