Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Como o futuro edil irá tirar Cuamba do desamparo

Como o futuro edil irá tirar Cuamba do desamparo

O manifesto eleitoral dos candidatos à edil de Cuamba apresenta as linhas gerais que irão nortear o mandato do futuro presidente do município. @Verdade dá a conhecer as propostas de Vicente da Costa Lourenço e Maria Moreno para resolver os principais problemas que afectam os munícipes e constata que, na sua maioria, são ilusórias.

 

CANDIDATO VICENTE DA COSTA LOURENÇO


1. Agricultura

O que vai fazer: Grande parte da população vive da agricultura de subsistência, entretanto, o candidato da Frelimo pretende revitalizar a cintura verde e transformar o município num celeiro, incentivando à produção agrícola local. Como: Apoiar aos agricultores com insumos e estimular a produção local para o comércio.

O que vai fazer: Promoção e projecção de artistas locais e criação de uma casa de cultura que possa agregar várias associações do mundo das artes. Como: Promoção de espectáculos e apoio material aos artistas.

3. Mulher e Juventude

O que vai fazer: Neste campo, o candidato da Frelimo pretende ocupar os jovens de modo a evitar o aumento do índice de criminalidade, e promoção dos direitos da mulher e garantir a sua participação no desenvolvimento sócio-económico do município. Como: Criação de pelouros para lidar com assuntos sobre mulher e a juventude, além de capacitar e dar apoio técnico aos jovens que pretendem abraçar o empreendedorismo.

4. Estradas

O que vai fazer: Vicente não promete asfaltar todas as estradas alegando que o tempo é bastante curto, mas vai melhorar as principais vias de acesso.

Como: Com fundos do município e o apoio de parceiros, vai colocar asfalto.

5. Saneamento do meio

O que vai fazer: Abrir valas de drenagem nos bairros periféricos sem saneamento público e melhorar o processo de escoamento das águas pluviais. Como: Construção de valas de drenagem.

6. Abastecimento de água O que vai fazer: Abastecimento de água será uma das principais prioridades do candidato da Frelimo. Pretende abrir mais furos de água e melhorar o processo de distribuição e abastecimento na zona urbana e per-urbana. Como: Construção de poços (com elevadores) nos bairros periféricos e criação de parcerias para melhorar o sistema de fornecimento de água potável.

7. Saúde

O que vai fazer: Alargar os serviços de saúde e levá- -los para junto dos munícipes e promoção de campanhas de higiene e prevenção de doenças.

Como: Sem resposta.

 

CANDIDATA MARIA MORENO

 

1. Agricultura

O que vai fazer: Promover a produção de alimentos, incentivando a população a apostar na agricultura e fornecendo meios necessários para a prática da actividade.

Como: Facilidade de acesso ao crédito e apoio aos agricultores locais através de insumos, criação de mercados para a comercialização dos produtos, e melhorar as vias de acesso para o escoamento.

 

2. Mercados e Feiras

O que vai fazer: Garantir a limpeza, manutenção e criação de novos mercados municipais e sanitários públicos.

Como: Cobrança de uma taxa diária simbólica para o pagamento dos funcionários que irão garantir a higiene dos mercados.

3. Estradas e Jardins

O que vai fazer: Asfaltar, alargar e abrir novas estradas e reabilitar os jardins e parques.

Como: Com apoio externo e fundos do município, as principais artérias da cidade merecerão atenção, ganhando asfalto e dando uma nova imagem à urbe.

4. Indústria e Comércio

O que vai fazer: Promover a criação de pequenas e médias empresas, e incentivar a criação de feiras comerciais de propósitos específicos.

Como: Sem resposta

5. Recolha do Lixo e dos Resíduos Sólidos

O que vai fazer: Colocar nas ruas veículos apropriados para a recolha do lixo, e melhorar os aterros.

Como: Criação de parcerias com o sector privado.

6. Abastecimento de água

O que vai fazer: Acabar com as enormes filas nos fontenários, melhorando o sistema de abastecimento. Levar água potável junto da população, sobretudo a mais carenciada.

Como: Construção de novos furos e fontenários. 4. Transportes O que vai fazer: Criar uma empresa municipal de transportes públicos em parceria com o sector privado.

5. Saúde

O que vai fazer: Garantir que as ambulâncias cheguem aos bairros periféricos que, na sua maioria, distam a mais de 10 quilómetros do centro da cidade. Melhorar o atendimento e os serviços de saúde.

Como: Aumentar o número de ambulâncias e criar condições para que os pacientes sejam atendidos a tempo e horas.

6. Educação

O que vai fazer: Alargar a rede escolar, promover o acesso à educação técnica e tecnológica, lutar contra o analfabetismo e promover a inclusão digital.

Como: Construção de mais salas de aulas, investir na profissionalização da educação e permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso à tecnologias de informação e comunicação.

7. Habitação e Desenvolvimento Urbano

O que vai fazer: Oferecer lotes de urbanizados para que jovens, adultos e cidadãos recém-casados construam as suas próprias casas. Como: Simplificação do processo de distribuição de terrenos para construção sem distinção de simpatias partidárias.

8. Desporto e Lazer

O que vai fazer: Promover e apoiar à realização de eventos desportivos e criação de espaços de lazer.

Como: O município estará atrás da organização dos eventos desportivos, além de investir na construção de complexos de lazer que gerem fundos para os cofres da edilidade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!