Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eleições egípcias impedem religiosos e ex-vice de Mubarak

As autoridades egípcias rejeitaram, Terça-feira, os recursos apresentados por dez candidatos presidenciais impedidos de disputarem o histórico pleito deste ano.

A decisão, que agita o cenário político egípcio a poucas semanas do início do processo eleitoral, atingiu o ex-chefe de inteligência do deposto presidente Hosni Mubarak, um líder do grupo Irmandade Muçulmana e um pregador islâmico.

Desde a revolução que derrubou Mubarak, em 2011, o Egito vive uma turbulenta transição para a democracia, pontuada por espasmos de violência e por atrozes rivalidades entre grupos islâmicos antes proscritos, políticos laicos reformistas e remanescentes do regime anterior.

Entre os candidatos impedidos estão Omar Suleiman, que além de chefe de inteligência chegou a ser nomeado vice-presidente às vésperas da deposição de Mubarak; Khairat al Shater, da Irmandade Muçulmana, grupo político mais bem organizado do país; e Hazem Salah Abu Islamil, um popular pregador da rígida doutrina salafista.

A Irmandade continua na disputa porque indicou Mohamed Mursi, chefe da ala política do grupo, como candidato “reserva”.

Shater pediu aos seus simpatizantes para votarem em Mursi, um engenheiro de 60 anos, cuja candidatura foi confirmada.

As autoridades eleitorais anunciaram, Sábado, a desqualificação de 10 dos 23 candidatos que haviam solicitado a inscrição. Eles tinham 48 horas para recorrer, e todos os recursos foram rejeitados, Terça-feira.

As eleições, que ocorre em etapas a partir de Maio, representam o ápice da transição do actual regime militar para um governo civil.

Outros candidatos confirmados incluem Amr Moussa, ex-secretário-geral da Liga Árabe que descreve-se como nacionalista liberal; e Abdel Moneim Abol Fotouh, que pertencia a uma ala moderada e reformista dentro da Irmandade, da qual foi expulso, ano passado, por sua insistência em concorrer.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!