Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eleição presidencial: Macedônia terá 2ª volta a 5 de abril

Eleição presidencial: Macedônia terá 2ª volta a 5 de abril

A maioria das seções eleitorais fechou as portas às 19h, de domingo, na Macedônia, na primeira volta da eleição presidencial, sem registro de incidentes, ou de “irregularidades importantes”, anunciou a Comissão Eleitoral.

“As eleições transcorreram num clima bom, sem incidentes e sem irregularidades importantes”, disse aos jornalistas o presidente da Comissão Eleitoral, Aleksandar Novkovski.

“A maioria das seções eleitorais fechou às 19h (hora local), mas algumas dezenas permanecerão abertas até que os eleitores consigam votar, já que o começo da votação atrasou por causa das fortes nevadas”, explicou o porta-voz da comissão, Zoran Tanevski.

Ao todo, 134 centros de votação não conseguiram abrir por causa da neve, o que representa menos de 1% do eleitorado, disse Novkovski. A participação era de 48,73% dos eleitores inscritos, até as 17h, segundo o presidente do órgão, devendo alcançar 50% para que o processo seja considerado válido.

Esperava-se o comparecimento de quase 1,8 milhão de macedônios nas urnas, para eleger um novo presidente para os próximos cinco anos, além de prefeitos e vereadores das principais cidades.

O candidato do partido da situação, Georji Ivanov, lidera com folga a contagem, mas não conseguiu votos suficientes para evitar a segunda volta, a 5 de abril, anunciou a Comissão Eleitoral.

“Haverá um segundo turno”, disse à imprensa o presidente da Comissão Eleitoral, Aleksandar Novakovski, após a apuração de 16% dos votos.

Os resultados preliminares dão a Ivanov, da Organização Revolucionária-Partido Democrático para a Unidade Nacional (VMRO-DPMNE), 38,49% dos votos, bastante à frente de seus adversários.

Ainda não se sabe quem será o adversário de Ivanov no segundo turno, porque os demais candidatos se encontram tecnicamente empatados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!