Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Elefantes desalojam população nos distritos de Sanga e Lago

Manadas de elefantes desalojaram mais de 20 famílias nos distritos de Sanga e Lago, a Norte da provincial do Niassa este ano. O triste acontecimento teve lugar nos povoados de Lulimbo (Sanga) e Lutombochi (Lago) por sinal zonas próximas uma da outra.

A região é potencial em fauna bravia, e neste momento tem um operador privado a trabalhar na área do Chipange Chetu no distrito de Sanga. Esta segunda-feira, dia 7, uma manada de elefantes passou por Lulimbo já desabitada para “terminar” o trabalho inicial. Os elefantes derrubaram várias mangueiras em plena luz do dia.

O chefe do Posto Administrativo de Matchedje, Augusto Ferrão, disse que a situação é preocupante tendo confirmado a existência do conflito na zona. Indicou por outro lado que 10 famílias provenientes de Lutombochi encontraram abrigo em Matchedje por causa do conflito “Estamos a trabalhar com a Lupilichi Wilderness para prevenir o conflito homem/animal, mas os elefantes continuam a fazer estragos porque são muitos na zona. Temos tido devastação de culturas da primeira e segunda época. Recebemos 100 famílias de Lutombochi, na zona de Lupilichi, distrito do Lago que fugiram dos elefantes que ocuparam a povoação”, explicou Ferrão.

Os povoados de Lulimbo e Lutombochi, são separados pelos rios Messinge. Na região há um potencial de fauna bravia com o destaque para os chamados big-five (leões, elefante, leopardo, búfalo e hipopótamo). Por causa desta abundante biodiversidade há uma área concessionada as comunidades de Macaloge, Lulimbo, Nova Madeira, Matchedje, Maumbica todas elas do distrito de Sanga.

Há cerca de cinco anos está a Lupilichi Wilderness a operar na zona no âmbito do turismo cinegético, num acordo com o Governo Provincial do Niassa. No passado mês de Outubro, dois elefantes tidos como problemáticos foram abatidos pelas autoridades no Posto Administrativo de Matchedje.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!