O Distrito de Muidumbe, na Província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, encontra-se, desde Sexta-feira última, ligado à Rede Nacional de Energia da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).
O projecto de electrificação de Muidumbe está inserido no ‘Lote 2’, do grande projecto de electrificação de Cabo Delgado, num custo aproximado de 1.890 milhões de dólares norte-americanos.
Depois de Muidumbe, e ainda no âmbito do mesmo lote, prevê-se para breve a electrificação do Distrito de Nangade e dos povoados de Auasse, Mbua, Diaca e Miteda.
A electrificação de Muedumbe vai permitir a ligação imediata de 232 clientes, um hospital distrital e uma escola do EP2, bem como entidades governamentais locais. Este projecto consistiu na construção de 70 quilómetros de linha a 33kV, e montagem de dois Postos de Transformação num total de seis previstos.
Com electrificação de Muedumbe, segundo um comunicado de imprensa da EDM, recebido, segunda-feira, pela AIM, elevase para 101 o número total de distritos electrificados dos 128 existentes em todo o País.
A 31 de Março passado foi electrificado o centésimo distrito, nomeadamente Quissanga, naquela mesma província, o que revela um enorme esforço que a Electricidade de Moçambique tem desenvolvido para electrificação do País.