Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Electricidade de Moçambique aumenta capacidade de fornecimento de energia em Nampula

A Empresa Pública, Electricidade de Moçambique (EDM), está a trabalhar no aumento da capacidade de distribuição de energia à população da província de Nampula, no norte do país.

Nesse contexto, foi concebido um projecto de expansão da capacidade da subestação de Nampula e das linhas de distribuição de média tensão que partem de Nampula para os distritos ainda não iluminados, bem como para reforçar as zonas onde a demanda aumentou, como é o caso de Nacala-Porto.

De acordo com o técnico do Gabinete de Estudos e Projectos da Área de Distribuição de energia de Nampula, Daudence Kaunda, a perspectiva é duplicar a capacidade da subestação e das linhas.

Neste momento, a subestação mãe existente na central eléctrica de Nampula tem capacidade de 25 MegaVolts Amperes (MVA’s), estando em curso a ligação dos distritos de Lalaua e Mogincual, enquanto se finalizam os detalhes para o início da colocação de linhas nos distritos de Nacaroa e Mecuburi.

No caso de Mogincual onde as linhas foram reforçadas, a ligação está na sua fase final, enquanto que para Lalaua, estão ainda a ser lançados os postes e cabos.

“A Linha para Lalaua tem o seu começo nesta central de Nampula e morre em Ribáuè. São 125 quilómetros de linha e para atingir Lalaua vamos estender mais 80 quilómetros de linha e, também, está a ser feito o processo de lançamento de postes”, referiu.

A previsão, segundo o técnico é que, até próximo, ano todos os distritos de Nampula sejam electrificados. Segundo Kaunda, o consumo e demanda de energia tem estado a aumentar na província de Nampula.

Nacala, devido a Zona Especial de Desenvolvimento, está a liderar em termos de demanda, seguido da Cidade de Nampula. Para fazer face a crescente procura, será duplicada a capacidade da linha de transmissão de energia para Nacala, enquanto se prolonga a linha interna da cidade de Nampula.

“Vamos lançar, em breve, uma linha de 11 Kilovolts numa extensão de dois quilómetros em Muala Expansão( bairro da periferia e mais populoso da cidade) para reduzir a pressão”, explicou.

A fonte revelou que há duas semanas foi colocado um transformador móvel com capacidade de 10 MVA’s, para aumentar a capacidade de fornecimento de energia a Muala Expansão.

“Este transformador móvel permitiu descongestionar a linha anterior, que tinha capacidade de oito MVAs e, assim, diminuímos dessa linha que estava a alimentar unicamente Muala Expansão e outros bairros da periferia cinco MVA’s. O transformador anterior estava a ficar sobrecarregado”, revelou.

Na área de distribuição de Nampula, a EDM conta com cerca de 23 mil clientes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!