Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

El Niño ameaça voltar e atingir a produção global de alimentos

A ocorrência do fenómeno climático El Niño, que pode provocar seca em algumas partes do mundo ao mesmo tempo causando inundações noutros lugares, é cada vez mais provável neste ano, potencialmente atingindo a produção de alimentos essenciais, como arroz, trigo e cana.

O El Niño configura-se pelo aquecimento da superfície do mar no Pacífico, com repercussões em várias partes do mundo. O pior fenómeno do género foi registado no final de 1990, matando mais de 2.000 pessoas e causando bilhões de dólares em danos.

Um forte El Niño pode secar culturas na Austrália, sudeste da Ásia, Índia e África, enquanto outras partes do planeta, como o Meio-Oeste dos EUA e Brasil, são atingidas por chuvas.

Embora os cientistas ainda debatam sobre a intensidade de um potencial de El Niño, um serviço de meteorologia da Austrália e um centro de previsão do clima dos EUA advertiram sobre aumento das chances do fenómeno neste ano.

No mês passado, a Organização Meteorológica Mundial, das Nações Unidas, disse que havia uma “possibilidade reforçada” de um fraco El Niño em meados de 2014. “O mundo está a preparar-se para o El Niño, que, se for confirmado, poderia causar estragos na oferta e elevar preços de algumas commodities”, disse a analista de investimentos da Phillip Futures, em Cingapura, Vanessa Tan.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!