Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Educação reintroduz ensino pré-primário

O Ministério da Educação projecta para breve a reintrodução do ensino préprimário, como parte dos esforços visando a melhoria da qualidade de escrita e de leitura dos alunos. Esta garantia foi dada pelo titular do pelouro, Zeferino Martins, tendo explicado que este nível de ensino vai abranger crianças de 4 e 5 anos, para que possam ter um ciclo preparatório especial e que lhes habilite encarar a 1ª classe sem muitas dificuldades.

Zeferino Martins disse que o que se tem notado é uma grande diferença entre crianças que têm um primeiro contacto com a educação pré-primária, com as que não frequentam nenhum infantário, as quais matriculadas na 1ª classe, têm grandes dificuldades de leitura e escrita.

Assim e como forma de procurar inverter a situação, antes de serem integradas na primeira classe, as crianças deverão passar pelo ensino pré-primário. Presentemente, de acordo com Zeferino Martins, estão em estudo várias propostas para que isso seja materializado o mais breve possível, como parte das acções que o seu ministério está a realizar, visando suprir os problemas de leitura e escrita que se registam nas classes iniciais do ensino primário.

A fraca capacidade de leitura e escrita por parte de alguns alunos do primeiro grau de Ensino Primário levou o MINED a desenvolver uma campanha de jornadas pedagógicas visando dotar os professores das classes iniciais de conhecimentos e capacidades que possam garantir a introdução de novos mecanismos de ensino e aprendizagem para que os alunos saibam ler e escrever.

A educação é encarada como um direito fundamental de cada cidadão, um instrumento para a afirmação e integração do indivíduo na vida social, económica e política, um factor indispensável para a continuação da construção de uma sociedade moçambicana baseada nos ideais da liberdade, da democracia e da justiça social e também como instrumento principal da formação e preparação da juventude para a sua participação efectiva na edificação do País.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!