Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Educação ataca conselhos consultivos

A formação dos membros dos Conselhos Consultivos das localidades, Postos Administrativos e dos Distritos será uma prioridade para o sector de Educação e Cultura na província de Nampula. Segundo Páscoa de Azevedo, directora provincial do sector, apesar de este ano terem sido contemplados mais seis mil membros, os indicadores perspectivam um universo bastante elevado por forma a que a província de Nampula possa destacar-se entre as que mais contribuem para a redução do analfabetismo.

Outra questão está relacionada com a valorização das potencialidades culturais existentes na província, com a integração, por exemplo, da dança do Tufo, no pacote do Património Cultural, bem como a intensificação das jornadas chamadas jornadas pedagógicas, cujos resultados se consideram encorajadores, embora seja ainda necessário muito trabalho para que os alunos da 1ª e 2ª classes possam “balbuciar uma palavra”.

Ao nível da província, as jornadas pedagógicas de leitura e escrita iniciais arrancaram em Setembro de 2008, com a capacitação de 108 elementos, entre Inspectores e Técnicos da Direcção Provincial da Educação e Cultura, formadores dos Institutos de Formação de Professores, dos Serviços distritais da Educação, Juventude e Desportos, coordenadores das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP’s), directores das escolas e professores de reconhecida experiência em metodologia de leitura e escrita iniciais, incluindo alguns reformados do sector.

Neste momento, uma das “dores de cabeça” para sector da Educação e Cultura resulta da insuficiência de docentes para as disciplinas de Química, Bilogia e Desenho nas Escolas Secundárias, sobretudo naquelas que foram criadas recentemente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!