Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EDM investe na ampliação de central de gás natural

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) vai investir 124.5 milhões de Meticais para ampliar a sua Central a Gás Natural de Temane, na província meridional de Inhambane. Trata-se de um projecto com duração de sete meses, que se enquadra no âmbito do programa de intensificação e aumento de acesso à energia eléctrica às Vilas de Vilanculo e Inhassoro, na Província de Inhambane.

Assim, estas zonas sem acesso à Rede Nacional de Energia Eléctrica, passarão a ter um aumento de potência instalada de 1,8 megawatts para cerca de 5 megawatts. De acordo com informações da empresa, a Central terá quatro novos grupos de geradores da marca espanhola Guascor, sendo que o primeiro já foi instalado em Fevereiro do presente ano.

Contudo, a ampliação da Central compreende a montagem de três grupos geradores movidos a gás natural de potência eléctrica de 948 kilowatts cada, três disjuntores de “2000 A” para equipar o quadro de distribuição de Baixa Tensão e dois transformadores de 1250 kVA cada, bem como a instalação de cabos de potência de ligação dos grupos geradores ao quadro de distribuição e instalação de uma sala de comando com sistema PLC para operação remota da central.

A empresa espera que o segundo novo grupo gerador entre em funcionamento até a segunda semana de Outubro próximo, pondo fim, desta forma, às restrições que vêm ocorrendo em hora de ponta nas vilas de Inhassoro e Vilanculo. Por outro lado, o funcionamento do segundo grupo gerador vai permitir o aumento de novas ligações, impulsionando o desenvolvimento de vários projectos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!