Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EDM investe 56 milhões de meticais

A Electricidade de Moçambique, EP, (EDM) investiu um total de 56 milhões de meticais no projecto de electrificação da sede do distrito de Chimbunila, no Niassa, no quadro dos esforços com vista a impulsionar o desenvolvimento social e económico, elevar a qualidade de vida das populações locais e contribuir para a redução da pobreza.

A electrificação de Chimbunila compreendeu a construção de uma linha de média tensão (MT) com 35 quilómetros (km) de extensão a partir da capital provincial Lichinga, e uma linha de baixa tensão com cerca de 11 km, sendo que as obras foram executadas pela Eltel e duraram cerca de 10 meses.

No quadro da execução desta obra, a EDM electrificou vários povoados localizados ao longo da linha, nomeadamente a vila de Mbandeze e as aldeias de Colongo, Mtava, Nomba e a zona do Complexo Lusa.

Até ao momento, foram ligados cerca de 240 consumidores, incluindo a Administração do distrito, residência do administrador, comando da Polícia, hospital, residência do médico-chefe, uma escola e vários empreendimentos privados.

O acto de inauguração deste empreendimento teve lugar no sábado passado e foi dirigido pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza, que orientou a população local a utilizar a energia eléctrica para materializar os sonhos do perecido Presidente Samora Machel.

“Devemos dedicar a energia que agora chegou a Chimbunila para realizarmos os sonhos de Samora Machel que queria que o povo moçambicano vivesse bem, a ser bem atendido nos hospitais, a melhorar a produção agrícola através da utilização de electrobombas para a rega, assim como para alargar e melhorar a qualidade do ensino nas escolas”, disse Armando Guebuza.

Por seu turno, o PCA da EDM, Augusto de Sousa Fernando, disse que a meta daquela empresa é de ligar todas as 128 sedes distritais à rede nacional de energia até 2014, sendo que decorrem projectos específicos para electrificar os distritos em falta.

Com a ligação de Chimbunila à rede nacional, estão criadas condições para expandir o fornecimento de energia aos distritos de Muembe, Majune e Mavago e para o efeito estão em curso projectos específicos cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2014.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!