O Concelho Municipal da cidade de Nampula vai passar a aplicar uma multa de 100 meticais à cada família cuja habitação não disponha de latrina, segundo anunciou Castro Sanfins Namuaca, edil local.
A medida visa, de acordo com Namuaca, promover a saúde e higiene no seio das comunidades, no quadro da prevenção das doenças, cuja eclosão resulta da falta de observância das regras básicas de higiene.
O Presidente do Município de Nampula considera, ainda que a medida da penalização aos munícipes sem latrinas poderá contribuir para a redução do fecalismo a céu aberto.
O código de conduta aprovado pela Assembleia Municipal faz menção da necessidade de penalizar e multar munícipes sem latrinas.
As visitas que efectuamos aos diversos bairros verificamos que algumas famílias residem nas bermas de pequenos rios, locais que não reúnem condições necessárias para a construção de latrinas. Anotou Namuaca.
Aquele dirigente anunciou, igualmente, a transferência para o bairro de Cossone, de 200 famílias da zona militar cujas residências se encontravam instaladas numa região rochosa, o que não permitia a construção de latrinas.