Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Duas mil toneladas de banana exportadas em Março para União Europeia

Cerca de duas mil toneladas de banana produzida nas regiões de Monapo, em Nampula, e Metochira, na província central de Sofala, deverão ser exportadas para o mercado europeu, a partir de Março de 2010.

A transacção será feita pela empresa moçambicana Matanuska África, baseada no distrito de Monapo, onde conta com uma área de cerca de três mil hectares ocupados pela cultura de banana destinada à exportação, segundo Sylvia Vaz, directora do Departamento dos Recursos Humanos e Comunicação daquela firma. Através do porto de Nacala, em Nampula, a companhia projecta exportar semanalmente uma média de 100 contentores de 40 pés de banana para o mercado europeu, de acordo igualmente com a fonte, cuja empresa acaba, entretanto, de investir cerca de 55 milhões de dólares norte- americanos, em Metochira, Sofala, para produção industrial de banana para exportação.

Naquela região agrícola do distrito de Nhamatanda, estão à frente de actividades produtivas daquele tipo de fruta cerca de três mil assalariados, originários, na sua maioria, de Metochira, de acordo ainda com Sylvia Vaz. Refira-se, entretanto, que foi oficialmente lançado na última quarta-feira um projecto- piloto para testar o potencial exportável de produtos não tradicionais no mercado da União Europeia.

O projecto conta com um financiamento inicial do Reino dos Países Baixos no valor global de 1,1 milhão de euros, ou seja, 3,3 biliões de meticais, e propõe-se exportar para aquele mercado feijão verde, piripíri, manga, artesanato, banana, ananás e amêndoa de caju das províncias de Nampula, Manica, Sofala, Inhambane e Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts