Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Doze bebés prematuros morrem em incêndio num hospital no Iraque

Doze bebés prematuros morreram num incêndio que irrompeu nas primeiras horas desta quarta-feira na maternidade de um hospital de Bagdad, capital do Iraque, e que provavelmente foi causado por uma falha eléctrica.

Outros 11 ou 12 bebés e 29 mulheres foram resgatados da maternidade do hospital de Yarmuk e transferidos para outro hospital, disse a jornalistas Hani al-Okabi, uma autoridade daSaúde, após visitar o hospital e conversar com os administradores. Os bombeiros levaram três horas para apagar o fogo que envolveu a maternidade, de acordo com um médico.

Yarmuk é o principal hospital no lado oeste da capital e conta com atendimento de emergência.

“O nascimento do meu filho foi difícil”, disse Shaima Hussein, mãe de um dos bebés, à Reuters TV na entrada do hospital. Ela disse que não permitiram que tentasse resgatar o seu filho.

O incidente deve intensificar as acusações públicas de corrupção estatal e má administração. Imagens publicadas nas redes sociais revelaram a negligência que reina no hospital, com baratas emergindo de ladrilhos quebrados, latas de lixo transbordando, banheiros sujos e pacientes deitados em macas no pátio.

Treze anos após a invasão liderada pelos Estados Unidos da América que depôs Saddam Hussein, o país rico em petróleo ainda sofre com a escassez de electricidade, água, escolas e hospitais.

Há mais de dois anos o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, vem tentando enfrentar a corrupção no Iraque, que é o 161º no ranking de 168 países no Índice de Corrupção da Transparência Internacional, mas vem enfrentando resistências da maioria da elite política.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!