Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dondo terá Centro de Circuncisão

O Município de Dondo, ao longo do Corredor da Beira, na Província de Sofala, poderá contar dentro dos próximos tempos com um Centro de Circuncisão. Circuncisão é um procedimento cirúrgico que implica a retirada do prepúcio, um pedaço de pele que cobre a glande e ela tornou-se uma prática médica legal desde o século XX nos Estados Unidos da América, EUA.

Este processo, segundo defendem os especialistas reduz a proporção de 60 de contaminação dos vírus de HIV Sida. Dai que em alguns países a prática de Circuncisão é tido como um escudo contra o HIV Sida.

O pessoal médico que realiza esse tipo de cirurgia designa-se urologistas. Em Moçambique esta prática tem sido predominante ao nível da comunidade Muçulmana, e ao nível regional tem sido habitual nas regiões Norte e Sul do Pais, havendo necessidade da sua expansão para mais pontos do País, sobretudo nas províncias do Centro.

No caso deste novo centro que se prevê seja aberto no Município de Dondo, o qual devera igualmente beneficiar as comunidades circunvizinhas, os proponentes do projecto asseguram que se trata de uma oportunidade para se efectuar a circuncisão com segurança, evitando riscos de contracção de infecções.

Refira-se que em varias regiões do País ainda existem famílias que privilegiam circuncisões tradicionais, ou seja, recorrem a curandeiros e outras pessoas alegadamente entendidas na matéria. Há dois anos atrás uma iniciativa do género veio a fracassar no Hospital Central da Beira devido a falta de utentes. A prática de circuncisão está inserida no Plano Estratégico de Combate ao Hiv Sida para o Quinquénio 2010/ 2014.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!