Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dois mortos e oito feridos no ataque em Cabinda à selecção de futebol do Togo

Dois mortos e pelo menos oito feridos, entre eles jogadores, é o balanço do ataque em Cabinda à comitiva da selecção de futebol do Togo. A equipa viajava de autocarro para participar na Taça das Nações Africanas, organizada por Angola, quando foi surpreendida por uma emboscada de guerrilheiros da Frente de Libertação de Cabinda.

Passava pouco das 17h00 desta sexta-feira quando o autocarro que levava a selecção do Togo até Angola foi atacado pelos guerrilheiros da Força de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC). O comandante da FLEC já lamentou as vítimas que resultaram do ataque da guerrilha, mas esclarece que o objectivo da acção militar não era atingir o autocarro da selecção do Togo.

Há mais de 30 anos que a FLEC luta pela independência do território de Cabinda, a região de Angola mais rica em petróleo. O primeiro-ministro angolano, Paulo Kassoma, reúne-se hoje com o presidente da Confederação Africana de Futebol, Issa Hayatou, numa tentativa de garantir o bom desenrolar da CAN2010, após o atentado.

O incidente com a equipa do Togo acontece a dois dias do arranque da Taça das Nações Africanas. A CAN2010 inicia-se domingo em Luanda com o encontro entre a selecção anfitrião, Angola, e a do Mali, decorrendo até 31 de Janeiro. A selecção do Togo tem previsto um encontro na segunda-feira, em Cabinda, com a selecção do Gana, pelas 19h30 locais (20h30 em Lisboa), no arranque do Grupo B. Pelas 19h00, defrontam-se as equipas da Costa do Marfim e do Burkina Faso, orientada pelo português Paulo Duarte.

A organização do torneio tinha pedido a todas as equipas para viajarem para Angola de avião e todas o fizeram com excepção do Togo. Ainda assim – e, apesar deste ataque, o Governo angolano já fez saber que a realização do torneio não está posta em causa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!