Dois indivíduos, dos quais um adolescente, estão a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM), na décima quarta esquadra, desde o último sábado (27), em Maputo, por roubo de diversos produtos e dinheiro numa barraca. Um outro cidadão encontra-se hospitalizado por ter sido alvejado pela corporação.
Um dos detidos, que responde pelo nome de Samuel Fernando, assumiu que se apoderou de bens alheios e contou que ele e o seu comparsa acharam as chaves da barraca guardadas no local do crime. Eles escolheram cervejas, parte da qual estava no congelador, frangos, carne e dinheiro.
Os bens foram repartidos numa casa em construção, alguns frangos foram confeccionados e os integrantes do grupo levaram outra parte de produtos para as suas casas. “Éramos três e o outro fugiu”.
O outro elemento do grupo, que se identificou por Álvaro Tembe, alegou que não participou do roubo, até porque na altura dos acontecimentos ele encontrava-se a dormir, mas reconheceu ter tirado proveito dos produtos em causa, oferecidos pelos amigos.
Na mesma esquadra, a PRM deteve um jovem acusado de perpetrar desmandos na via pública com recurso a instrumentos contundentes, porque foi encontrado com uma peça usada para desmontar rolamentos em viaturas.
O amigo do indiciado foi baleado por um agente da Polícia quando supostamente ensaiava uma fuga e está neste momento hospitalizado. Para a PRM os visados fazem parte de uma gangue de assaltantes.