Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Doentes em Nacala-a-Velha são internados em armazéns

Mais de uma centena de doentes em regime de internamento no Centro de Saúde de Nacala-a-velha, na província de Nampula, viram-se abruptamente obrigados a serem transferidos para os armazéns de medicamento e produtos alimentares adjacentes áquela unidade hospitalar, devido a destruição que sofreu em consequência dos fortes ventos que assolaram aquela região.

Trata-se de uma situação que se arrasta há mais de um período considerado longo para os familiares dos doentes ali internados. Algumas pessoas que falaram á nossa Reportagem, disseram que os espaços alternativos encontrados para internar os doentes são reduzidos o que faz com que seja maior o perigo de contágio por diversas enfermidades.

Parece que não existe vontade das pessoas resolverem este problema – desabafaram as nossas fontes. Abordado pelo Wamphula Fax sobre o assunto, o dihojrector provincial de saúde, Flávio Wate (ora de malas aviadas por se encontrar transferido), confirmou que, de facto, as pessoas estão internadas em locais alternativos.

Tivemos que encontrar esta saída – explicou, para mais adiante aceitar que a destruição da unidade aconteceu já faz tempo, mas que eu saiba, as obras já devem ter iniciado porque trata-se de uma situação de emergência, que não precisa de qualquer formalidade, falo aqui da necessidade de lançamento de um concurso para adjudicação da obra.

Com uma extensão territorial de 1.169 Km2, segundo dados constantes do documento sobre o perfil de desenvolvimento do distrito, Naca-avelha conta com um total de 5 unidades sanitárias, entre Centros e Postos de saúde espalhados pelos postos administrativos sede, Covo e Micolene, as quais tem a responsabilidade de assistir mais de 93 mil pessoas. Recentemente, o distrito passou a contar com um técnico superior de saúde, facto que aconteceu mercê do esforço das autoridades administrativas locais que resultaram na reabilitação de uma residência, principal constrangimento para sua afectação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!