Os distritos de Mecubúri e Nacarôa, na província de Nampula, vão passar a consumir energia eléctrica da rede nacional, da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, a partir do Julho próximo, garantiu o vice-ministro da Energia, Jaime Himede.
O governante visitou os dois distritos em alusão e inteirou-se do andamento das obras de electrificação localmente em curso, financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e orçadas em cerca de seis milhões de dólares norte-americanos.
Segundo Jaime Himede, as obras de electrificação de Mecubúri e Nacarôa encontram-se num estado de execução muito avançado, uma vez que no primeiro distrito faltam 12 quilómetros por concluir, contra 10 quilómetros no segundo.
O governo dos dois distritos está a sensibilizar os residentes para que compreendam que a energia não será gratuita, daí que devem se preparar para assinar os respectivos contratos. Numa primeira fase, de acordo com o ministro, espera-se que a energia eléctrica, no distrito de Mecubúri, beneficie mais de dois mil consumidores.
A fonte disse ainda que até 2014 todos os 128 distritos do país serão electrificados e neste momento 110 já estão iluminados. Refira-se que os residentes de Mecubúri e Nacarôa usam sistemas de geradores.