O distrito de Ribáuè, na província de Nampula, Norte de Moçambique, está incrementar a produção de culturas alimentares e de rendimento na campanha agrícola em curso, tais como soja, mandioca e milho.
O distrito espera com a sua venda colectar 291.529 meticais. Caso a meta seja alcançada haverá um crescimento de cinco por cento em relação a época anterior.
Segundo o director das Actividades Económicas em Ribáuè, Ernesto Lopes, a produção é feita numa área de 106 mil hectares e envolve 151.440 agricultores familiares.
Em relação aos preços praticados na época da comercialização, Ernesto Lopes disse que a cultura de soja, por exemplo, é vendida a 15 meticais o quilograma. Este valor estimula os produtores, o aumento das áreas cultivadas e contribui na melhoria da renda familiar. O mesmo acontece com o milho e à mandioca, cujo maior comprador é a empresa Cervejas de Moçambique.
Relativamente às outras culturas, tais como hortícolas, perspectiva-se um bom rendimento por causa das melhores condições agro-climáticas que região possui e favoráveis.
Na campanha agrícola passada colectou-se cerca de 265 mil toneladas de diversas culturas alimentares e de rendimento, embora a queda tardia da chuva tenha contribuído negativamente na colheita das culturas não são resistentes à seca.