Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Distrito de Namapa já tem energia eléctrica

O distrito de Namapa, na Província de Nampula, já tem energia eléctrica desde o dia 13 de Outubro de 2009 no âmbito do projecto de Electrificação Rural de Cabo Delgado Fase II, que preconizou a construção de duas subestações de energia em Metoro (110/33KV, 16MVA) e em Montepuez (33/11KV, 2×2,5MVA) e a construção de linhas de Média Tensão para Montepuez, Ancuabe, Chiúre e Namapa.

Nesse âmbito, o projecto de Namapa consistiu na construção de aproximadamente 30 quilómetros de linha a 33KV entre Chíure e Namapa, incluindo a montagem de cabos de Média Tensão a 33KV na ponte do rio Lúrio, numa extensão de 600 metros; montagem de três Postos de Transformação e ligação imediata de aproximadamente 70 clientes. O projecto de Electrificação Rural de Cabo Delgado Fase II foi financiado pelo BADEA e EDM no valor global de 10.750.000,00 USD.

A conclusão do Projecto de Electrificação Rural de Namapa vai permitir que a EDM acelere a electrificação de várias zonas do distrito e, ao mesmo tempo, viabilizar as actividades sócio-económicas da região, contribuindo, assim, para o melhoramento da vida das populações.

De entre os seus principais consumidores, como seja o hospital, moageiras, escolas, bomba de combustivel, instituições públicas e privadas entre outros, o destaque vai para a Fábrica de Algodão Plexus, cuja potência instalada do seu posto de transformação deverá ser de 630KVA. O objectivo deste projecto é promover o desenvolvimento das principais infra-estruturas existentes nos distritos do norte e centro do País.

Outras zonas serão posteriormente identificadas, através da implementação do programa de Electrificação Rural, para permitir, numa primeira fase, a ligação de consumidores domésticos, seguindo-se de pequenas e grandes indústrias, consumidores de média tensão e um número considerável de consumidores na área do comércio e serviços.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!