Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Disputa entre Rússia e Ucrânia sobre Crimea se agrava com corte russo no fornecimento de carvão

A Rússia começou a restringir o fornecimento de carvão para a Ucrânia, disse o ministro ucraniano da Energia, Volodymyr Demchyshyn, ao Parlamento em Kiev nesta sexta-feira, dias depois de o Kremlin ameaçar punir o país por um apagão de energia na Crimeia, região ucraniana anexada por Moscovo.

Demchyshyn disse que separatistas pró-Rússia que controlam as minas de carvão no leste da Ucrânia também interromperam o fornecimento de carvão e acrescentou que o governo ucraniano tem suprimento próprio para um mês e está à procura de fontes alternativas na África do Sul.

“Houve corte no fornecimento de carvão proveniente de território não controlado (a região de Donbass, não controlada pela Ucrânia) e da Rússia”, disse Demchyshyn. “Neste momento, as nossas centrais têm reservas de carvão suficientes para durar pelo menos um mês. Mas, a longo prazo, irão surgir questões problemáticas”.

O ministro da Energia russo, Alexander Novak, disse na terça-feira que a Rússia poderia cortar o fornecimento de carvão para punir a Ucrânia por sua recusa deliberada em ajudar a reconstruir linhas de energia na Crimeia explodidas por sabotadores desconhecidos, segundo afirmou.

A Rússia tomou a Crimeia da Ucrânia em março do ano passado, mergulhando as relações entre os antigos aliados em sua pior crise. Pequenos trabalhos de reparação foram efetuados nas torres e linhas de energia sabotadas, no sul da Ucrânia, que distribuem energia para a Crimeia, mas nenhuma das quatro torres destruídas está operacional.

A Ucrânia depende do carvão para satisfazer cerca de 44 por cento de suas necessidades de energia. A energia nuclear reponde por proporção equivalente e o resto é suprido por fontes renováveis.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!