Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Disponíveis 40 milhões de dólares para educação pré-escolar em Moçambique

O governo de Moçambique tem disponíveis cerca de 40 milhões de dólares norte-americanos para a implementação da primeira fase da Estratégia de Desenvolvimento Integral da Criança em Idade Pré-escolar 2012-2021.

A Estratégia foi aprovada, Terça-feira, durante a sessão semanal do Conselho de Ministros. Com esta Estratégia, segundo o Vice-Ministro da Educação, Augusto Jone, pretende-se aumentar o bem-estar das crianças e de suas famílias, através de protecção dos direitos das crianças, dos cuidados adequados e da estimulação precoce, para que estas possam desenvolver plenamente o seu potencial.

Falando aos jornalistas momentos depois do término da sessão, Jone explicou que a estratégia vem completar as actividades que vinham sendo implementadas em matéria de integração da criança na escola, mas que faltava a necessária coordenação e complementaridade entre os vários intervenientes.

Para a implementação da Estratégia, o Ministério da Educação vai abrir espaço para a participação na educação pré-escolar do sector privado, incluindo a sociedade civil, que serão autorizados a criar creches, com o fundo em referência.

“Vamos ter a fase piloto a ser levada a cabo em cinco províncias com dois distritos cada, durante o período 2012 – 2015”, disse Jone, explicando que o governo vai estabelecer normas para disciplinar o acesso aos fundos, o tipo de creches que os interessados devem construir, bem como as formas de reembolso dos valores a serem concedidos.

O concurso para a criação de creches, segundo o Vice-Ministro, deveria ter sido lançado no presente mês, mas a estratégia levou algum tempo a ser preparada, pelo que a ideia é criar no corrente ano todas as condições logísticas para o arranque da primeira fase em 2013.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!