Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Direita avança na Holanda

O Partido Pela Liberdade (PVV), do deputado de extrema direita Geert Wilders, obteve nesta quinta-feira 16,9% dos votos nas eleições europeias na Holanda, sendo superado apenas pelo Partido Democrata Cristão, do premier Jan Peter Balkenende (20%), segundo resultados parciais divulgados nesta sexta-feira.

Após a apuração de 92,1% dos votos, o PVV, que participa das eleições europeias pela primeira vez, garantia quatro cadeiras no Parlamento Europeu, das 25 em disputa na Holanda. O partido de Balkenende ficou com cinco cadeiras, duas a menos que em 2004, e seu aliado no governo, o trabalhista PvdA, caiu de sete para três cadeiras, com 12,2% dos votos.

Wilders é contra a entrada da Turquia na União Europeia, denuncia a “islamização catastrófica” da Europa e quer “derrubar do interior” o parlamento de Estrasburgo. O deputado Wilders, de 45 anos, ocupa o décimo lugar da lista do PVV para o europarlamento, e nunca escondeu sua “ambição” de se tornar “primeiro-ministro” da Holanda.

O nível de participação foi de cerca de 37,6%, próximo do de 2004 (39,1%). A Holanda votou “não” no referendo da Constituição Europeia em 2005, com mais de 60% dos votos. Grã-Bretanha e Holanda iniciaram hoje as eleições européias, que prosseguirão até domingo, em 27 países do bloco.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!