Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Director do programa nuclear iraniano renuncia

O diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), Gholamreza Aghazadeh, renunciou ao cargo, informa a agência Isna. “Durante um contato com Aghazadeh, este último confirmou a informação sobre a renúncia”, afirma uma nota da Isna.

 

De acordo com a agência, Aghazadeh, que estava à frente da OIEA há 12 anos, teria apresentado o pedido de demissão há 20 dias ao presidente Mahmud Ahmadinejad, que aceitou o mesmo. O motivo da renúncia não foi divulgado, mas aconteceu em um momento de crescente pressão para que Teerão renuncie ao que os ocidentais suspeitam que são as ambições nucleares militares da República Islâmica.

 

Aghazadeh, 60 anos, também abandonou o posto de vice-presidente. A OIEA é responsável pelo desenvolvimento do programa nuclear civil iraniano desde 1997 e é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento nuclear iraniano. Aghazadeh foi nomeado para o cargo pelo ex-presidente reformista Moahmmad Khatami, mas permaneceu no posto depois da chegada ao poder do ultraconservador Ahmadinejad em 2005. Entre 1985 e 1997 foi ministro do Petróleo.

Desde sua chegada ao comando da OIEA, o Irã construiu a usina de conversão de urânio de Ispahan (centro) e a de enriquecimento de urânio em Natanz. Também é consoderad o responsável pelo desenvolvimento da central nuclear de Bushehr, construída pela Rússia no sul do Irão.

O Irão afirma que seu programa nuclear tem fins civis, mas os ocidentais, começando pelos Estados Unidos e Israel, estãon convencidos de que o país persegue metas militares e adotaram sanções contra Teerã.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!