Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Direcção da Educação na Zambézia “culpa” as Finanças pelo atraso do salário dos professores

Em alguns distritos da província da Zambézia, tais como Pebane, Nocoadala e Namacura, até esta segunda-feira (23), ainda persistia o atraso no pagamento do salário dos professores referente ao mês de Novembro, pese embora haver os que só estão à espera do vencimento de Dezembro e do bónus anual, vulgo décimo terceiro.

Entretanto, contrariamente ao processo de descentralização que tem sido evocado pelo Ministério das Finanças, Faustino Amimo, director-adjunto da Direcção Provincial da Edução na Zambézia, disse ao @Verdade, na cidade de Quelimane, que o pagamento dos ordenados aos professores é ainda da inteira responsabilidade da Direcção Provincial das Finanças.

Assim, Faustino Amimo sacudia o “capote” e negava categoricamente que o atraso no desembolso dos vencimentos dos docentes fosse por causa da sua instituição. O interlocutor disse ainda que os processos administrativos foram tramitados há tempo com vista a garantir que os docentes fossem pagos sem nenhum atraso. Em relação ao mês de Dezembro, as folhas de salários foram igualmente processadas no sentido de até sexta-feira passada haver vencimento.

Num outro desenvolvimento, Faustino Amimo esclareceu, também, que todas as vezes em que o vencimento dos pedagogos foi pago tarde, a demora não foi da Direcção Provincial da Edução na Zambézia, mas sim, das Finanças. Contudo, no sábado passado (21), o Ministério das Finanças assegurou, a um jornal da praça, que os funcionários públicos terão os seus salários o mais tardar até esta segunda-feira (23).

A porta-voz daquela instituição, Maria Isaltina Lucas, disse que o processamento das folhas de salário estava ligeiramente atrasado na província da Zambézia, pois estava ao nível de 69,4 porcento. Todavia, a porta-voz não pronunciou sobre o caso dos docentes que ainda não auferiram os ordenados do mês de Novembro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!