Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Direcção da cultura procura salvação da Timbila

O VI Festival Nacional de Cultura, que se realiza de 27 de Julho a 01 de Agosto na cidade de Chimoio, capital da província central de Manica, vai entre assuntos inventariar e actualizar o catálogo de instrumentos de música tradicional de Moçambique. A reflexão surge em momento oportuno, uma vez que extensas áreas onde antes abundava o “mwenje”, árvore usada na produção da timbila, na província meridional de Inhambane, foram devastadas pelas cheias de 2000, deixando os amantes e praticantes desta manifestação cultural moçambicana sem a matéria-prima necessária para o seu fabrico.

Contudo, Domingos Rosário, director nacional da cultura, disse hoje em conferência de imprensa havida em Maputo estar em curso um projecto de reposição desta espécie de árvore da timbila, declarada, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) Património da Humanidade.

Rosário disse que a direcção nacional de cultura, em parceria com o Ministério da Agricultura (MINAG), está a desenvolver um projecto visando repor a espécie de árvore. Para o efeito, foram plantadas 1200 mudas da espécie cujos técnicos do MINAG estão a experimentar a sua adaptação as condições normais de sobrevivência no meio ambiente florestal. Os resultados até aqui são, segundo Rosário, encorajadores e caso nada altere far-se-á o devido plantio e dentro de cinco ou seis anos será possível voltar a dispor de matéria-prima para a produção da timbila.

Refira-se que o VI Festival Nacional de Cultura acontece em 2010 “Ano Internacional de Aproximação de Culturas”, proclamado pela 62/a sessão da Assembleia Geral da ONU, em reconhecimento do poder da cultura como factor de compressão mútua, de paz e de desenvolvimento socioeconómico sustentável.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!