Duas pessoas morreram no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, vítimas de diarreias agudas acompanhadas de vómitos, uma doença relacionada com a inobservância das regras de higiene, o que pode se deteriorar uma vez que tem chovido naquela parcela do país.
A doença eclodiu no princípio de Março último, tendo já contaminado pelo menos 90 pessoas, no posto administrativo de Namanhumbir.
Devido às chuvas que caem desde Outubro, com maior intensidade no centro e norte de Moçambique, as enfermidades têm cíclicas em Cabo Delgado, onde muitos bairros suburbanos ficam alagados, a circulação de pessoas fica comprometida, entre outros estragos.
Hermelindo Augusto, director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social em Montepuez, disse à Rádio Moçambique que os dois óbitos ocorreram fora das unidades sanitárias.
De acordo com o dirigente, é difícil estancar os casos de diarreias agudas com vómitos, porque elas afectam garimpeiros de rubi, acampados em zonas de difícil acesso. Aliás, distribuir o purificador por si só não resolve o problema, é necessário que haja outras medidas básicas de manutenção de higiene, e que consistem na prática de higiene individual e colectiva.