Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diarreias agudas assolam Nampula

A Direcção Provincial da Saúde, na província de Nampula, decretou, esta quarta-feira (05), um alerta máximo devido à eclosão de diarreias agudas. Felizmente, ainda não há relatos de óbitos, pese embora os distritos de Mecubúri, Ribáuè, Murrupula, Nacala-Porto, Ilha de Moçambique e a cidade de Nampula sejam considerados os mais críticos.

Joselina Calavete, medica-chefe provincial, explicou que na semana de 29 de Janeiro a 05 de Fevereiro do ano em curso foram registados pelo menos 84 casos de diarreias. Em média, por dia são atendidas pelo menos 12 pessoas nas unidades sanitárias de Nampula.

Segundo Joselina Calavete, a falta de higiene pessoal e colectiva, a demora na recolha de resíduos sólidos espalhados um pouco por todas as cidades e vilas de Nampula são as principais razões do surto das diarreias, as quais agudizam-se nesta época chuvosa.

“Temos soros de reidratação oral, cloro e materiais para o atendimento em casos de emergências”, anotou Joselina Calavete, para quem ainda não há sinais de se tratar de cólera.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!