Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diários dos X Jogos Africanos: primeira noite na Vila sem água

Sorte da Vila Olímpica do Zimpeto continua a alimentar debate

Na tarde desta quinta-feira a Vila Olímpica do Zimpeto recebeu os seus primeiros hóspedes, centenas de atletas e técnicos da nossa selecção aos X Jogos Africanos. Nos apartamentos ainda a cheirar a novo, e com alguma poeira, afinal ali nas proximidades ainda decorrem muitas obras, os moçambicanos bem tentaram abrir as torneiras mas o mais precioso líquido não jorrou.

Ao contrário do Presidente Armando Guebuza, que visitou a Vila na manhã de ontem, e ficou bem impressionado afirmando estar convencido das boas condições do local para receber os atletas nacionais e estrangeiros, os atletas moçambicanos não tiveram uma boa primeira noite no Zimpeto.

Para além da água que só começou a jorrar cerca da meia noite muitos dos quartos ainda não estavam providos de lençóis e cobertores. Não existem geleiras a funcionar e o refeitório, onde passam as refeições e tem acesso a bebidas refrescantes, fica localizado fora do complexo da Vila a cerca de 1km por estrada de terra batida.

Na manhã desta sexta-feira os nossos atletas aperceberam-se que também faltam baldes para o lixo, escasseiam rolos de papel higiénico e a rapariga da limpeza não apareceu. Depois da noite fria os atletas chegaram ao refeitório para o mata bicho e só haviam sumos, nada de chá ou leite quente. Os apartamentos ocupados pela delegação de Moçambique também não tem condições de lazer para os atletas, nem sequer um rádio ou mesmo um televisor.

A título de exemplo a nossa reportagem acompanhou a seleção nacional de Badminton para um treino esta sexta-feira a tarde no ginásio da escola secundária Josina Machel. Como programado, os oito atletas chegaram ao local às 16 horas mas depararam-se com os homens da empresa de construção civil que ainda terminavam os últimos trabalhos. Depois foi preciso aguardar que fosse executada uma limpeza no piso do ginásio, a primeira por sinal.

Três homens, devagar e devagarinho estiveram cerca de uma hora a passar umas vassouradas no piso. Depois, com apenas uma esfregona, um dos homens limpou a poeira. Tinham entretanto passado duas horas. Estranhamente o ginásio ainda não tem os postes que servem de suporte para a rede no centro da quadra do jogo, portanto não foi possível mais uma vez a nossa selecção efectuar um treino.

Habituados a dificuldades, a nossa selecção é composta por atletas oriundos da cidade da Beira e de Tete, eles estão a duas semanas na capital do país e continuam a “mendigar” por um local apropriado para realizarem a sua preparação para os Jogos que começam de hoje a oito dias. Continuam a aguardar por sapatilhas, calções, camisetes, raquetes e até os volantes.

Cerimónia de abertura será mahala

A cerimónia de abertura dos X Jogos Africanos vai acontecer no dia 3 de Setembro, às 18 horas. Falando esta sexta-feira em conferência de imprensa o Director Adjunto do COJA, Penalva César, referiu que os portões do estádio nacional do Zimpeto vão abrir às 14 horas do dia da abertura sendo o acesso feito através de bilhetes que serão distribuídos gratuitamente, na próxima semana, as delegações estrangeiras, as entidades oficiais nacionais e o cidãdão comum poderá ter acesso através da associações existentes nos vários bairros, escolas e outras agremiações.

Relativamente aos bilhetes de acesso a cada uma das provas, das 20 modalidades que estarão em competição, os preços, a existirem, serão definidos e geridos por cada uma das federações nacionais respectivas tendo o COJA definido o preço máximo de 50 Mt por ingresso.

Sobre a cerimónia propriamente dita o representante do COJA prefere manter algum secretismo, para causar maior impacto no dia, mas referiu que nela será contada a história de Moçambique através da nossa diversidade cultural. O espectáculo deverá ser ainda abrilhantado com raios laser, projecções luminosas e muitos fogos de artifício.

Não há ainda confirmação da presença de altos dignatários estrangeiros à cerimónia de abertura.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!