Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diário da campanha eleitoral: Showmícios, desfiles e regabofe marcaram o dia em Cuamba

Diário da campanha eleitoral: Showmícios

No último dia da campanha eleitoral, a cidade de Cuamba parou literalmente, sobretudo durante o período da tarde. Enormes caravanas, marchas pelas ruas do município, showmícios e regabofe marcaram o momento, rumo ao próximo dia 7 em que os munícipes vão ter de escolher quem irá dirigir o destino da urbe.

A chuva que caiu durante a manhã de domingo parecia estar disposta a estragar a festa do fecho da campanha eleitoral dos candidatos da Frelimo e do MDM, em Cuamba. Porém, a temperatura mudou por volta do meio-dia, e, depressa, as rua ficaram inundadas de viaturas, motas e bicicletas ostentando as cores dos partidos.

A Avenida Samora Machel ficou pequena para a caravana da campanha de Vicente Lourenço. Diversas viaturas, dentre elas luxuosas, e motociclos apinhadas de gente que se preparava para a grande festa. O desfile de centenas de pessoas começou na Sede Distrital do Partido Frelimo, passou pela Avenida Eduardo Mondlane, até ao bairro Maniua – a pouco mais de seis quilómetros do centro da cidade – local escolhido para o showmício.

Muita música, dança e cerimónia tradicional marcaram a festa da Frelimo. Num comício popular, o Secretário-Geral da Frelimo, Filipe Paunde, que veio reforçar a campanha de Vicente Lourenço, pediu voto a favor do candidato da Frelimo, afirmando que, em caso de vitória, o lixo vai passar para história na cidade de Cuamba. Além disso, Paunde disse que Vicente é um homem “honesto, estudado, humilde, com visão e um chefe de família exemplar”, ao contrário da sua adversária que não passa de “uma aventureira”.

A caravana, diga-se modesta, da campanha de Maria Moreno circulou pelas principais artérias da cidade. Moreno percorreu a pé as avenidas Eduardo Mondlane, Samora Machel e 25 de Setembro. Num comício popular na antiga sede do MDM, a candidata à edil pediu a população a ser vigilante no dia da votação de modo a evitar uma provável fraude. Moreno disse aos munícipes que o encerramento da campanha eleitoral significa o fim de sofrimento, sobretudo da falta de água, por que grande parte dos habitantes de Cuamba passa todos os dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts