Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diário da campanha eleitoral: em Pemba Margarida Talapa e Ássamo Tique trocam mimos

Diário da campanha eleitoral: em Pemba Margarida Talapa e Ássamo Tique trocam mimos

No penúltimo dia de campanha eleitoral rumo às eleições intercalares de 7 de Dezembro, o candidato do partido Frelimo à presidência do município de Pemba, Tagir Carimo reuniu-se com funcionários públicos na sala de reuniões da Comunidade Sant’Egídio.

Já Ássamo Tique, aposta do MDM para a presidência daquela urbe, palmilhou o bairro Eduardo Mondlane, onde disse que, caso saia vencedor das eleições do dia 7, irá construir centros de saúde, salas de aula, melhorar o sistema de recolha do lixo, para além de apostar na expansão das redes de distribuição de água e energia.

À membro da Comissão política daquela formação política, Margarida Talapa, coube a missão de fazer o discurso de abertura, no qual exaltou o papel dos servidores públicos no desenvolvimento do país e de Pemba, em particular. “Devemos conjugar esforços para possamos desenvolver a nossa função pública. A prestação de serviços melhorou, mas ainda há muito por se fazer”, disse.

Sobre o pleito eleitoral que se avizinha, Talapa disse que em Pemba “apostámos na juventude, o que demonstra que somos um partido inclusivo, no qual todas as gerações têm espaço”, e aconselhou aos presentes a não entregarem a gestão daquele município “a pessoas sem experiência e aventureiros. Confundem infra-estruturas com pessoas.”.

Por seu turno, Tagir Carimo disse que aceitou o desafio (de concorrer) para mostrar que “um funcionário público – e jovem – é capaz de gerir Pemba. Em relação ao manifesto eleitoral, este disse que irá dar seguimento ao de 2008, porque é o melhor, razão pela qual foi votado nas eleições autárquicas daquele ano. “Vamos executar a parte que falta. Iremos cumpri-lo em quantidade e qualidade”. Enquanto isso, o candidato do Pahumo, Emiliano Moçambique, escalou o bairro de Natite em mais um dia de campanha, que mais uma vez foram caracterizados por contactos porta aporta e interpessoais. Naquele bairro, Emiliano prometeu limpar e alargar a vala de drenagem que se encontra entupida de lixo. O candidato do Pahumo comprometeu-se ainda a melhorar o sistema de fornecimento de energia e água, caso seja eleito.

TIQUE PROCUROU CONVENCER VENDEDORES

Depois de Eduardo Mondlane, Tique foi à zona do Wimbe, próximo à praia do mesmo nome. No mercado local, aconselhou os vendedores a não pagarem as taxas alegadamente porque estas não os beneficiam. “quando vierem os fiscais do conselho municipal, procurem saber do destino que é dado ao dinheiro que pagam diariamente. Não paguem antes de vos responder. As taxas foram criadas para resolver os problemas de que as paga e não para servir a interesses inconfessáveis”.

Em relação ao que o MDM chama de provocações dos outros partidos, concretamente da Frelimo, Tique disse que o seu partido não irá responder porque essa é a pretensão de quem as profere. “Os nossos adversários directos tentam provocar-nos de todas as formas, mas nós não vamos responder porque somo um partido civilizado. Estamos neste jogo porque acreditamos que o povo (já) quer mudanças. A vitória é certa”.

Entretanto, um simpatizante do MDM tentou, no mercado do Wimbe, molestar uma jovem que trazia material de propaganda do candidato da Frelimo, Tagir Carimo. A polícia interveio imediatamente e impediu que o pior acontecesse. Antes, um outro simpatizante do MDM sobrepôs um panfleto de Ássamo Tique sobre o de Tagir Carimo, que estava colada numa motorizada. Minutos depois, foi retirá-lo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!