O mundo comemora, no próximo dia 27 de Setembro, o dia de turismo. E no nosso país, as cerimónias centrais alusivas a data, terão lugar na praia de Zalala, cerca de 30 km numa estrada que só tira sono aos utentes.
Esta quarta-feira, foi lançada a semana do turismo na cidade de Quelimane, mas dos discursos dos governantes que estiveram presentes no acto, não se ouviu falar da estrada que está em péssimas condições de transitabilidade.
A estrada para Zalala, tira sono a qualquer um, mesmo até os ciclistas que se fazem naquele troço sentem na pele o martírio que a estrada lhes dá.
Mas mesmo assim, as cerimónias do dia de turismo serão mesmo na praia de Zalala, onde espera-se a presença do ministro de Turismo de Moçambique, Fernando Sumbana.
Turistas aumentaram Conforme explicou a directora provincial de Turismo na Zambézia, Maria de Fátima Romero, o número de turistas aumentou na província da Zambézia, nos últimos anos.
De acordo com Fátima Romero, a província da Zambézia, continua aquela que tem sido apetecível para os turistas, dai que há um trabalho que o governo desta província tem vindo a fazer para que os visitantes tenham boas condições.
Condições essas que passam pelo aumento de número de camas ao nível da província e também a qualidade de atendimento nas estâncias hoteleiras um pouco pela província, vincou Romero.
Dia de turismo teste para o festival de Zalala
O dia de turismo a ter lugar na praia de Zalala, pode ser um grande teste para a organização do festival de Zalala que se prevê a sua realização em Outubro próximo.
Nos anos anteriores as experiências não tem sido boas nos festivais. Fala-se tanto, mas na hora, as coisas não são assim como foram ditas anteriormente.
Aqui está uma oportunidade, embora não se compare o dia de turismo com o festival de zalala, por serem duas faces diferentes, mas os organizadores desde já tem uma responsabilidade em melhorar ou ensaiar alguns aspectos.