O Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, recebeu neste sábado(07), na unidade hoteleira onde reside quando está na cidade de Maputo, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. “O país não terá problemas, porque da maneira como nos conhecemos, como conversámos, tudo correu bem” afirmou Dhlakama após o encontro. O Presidente Nyusi não prestou declarações.
Após o encontro de cerca de duas horas e meia, à porta fechada, puderam ver-se sorrisos de felicidade estampados nas faces dos dois líderes políticos que se encontraram pessoalmente pela primeira vez desde que Nyusi foi eleito para o cargo de Chefe de Estado moçambicano.
Dhlakama, que afirmou estar “muito satisfeito” com o encontro, determinou o fim do boicote dos 89 deputados eleitos para o Parlamento pelo seu partido, nas Eleições Gerais de 15 de Outubro passado.
Para além dos deputados eleitos para o Parlamento também não tomaram ainda posse os 294 membros da Renamo eleitos para as Assembleias Provinciais.
O líder da Renamo referiu que no encontro foram discutidos vários assuntos pendentes, entre eles os pontos ainda sem consenso no diálogo político que decorre no Centro de Conferência Joaquim Chissano e o Acordo de Cessação de Hostilidades assinado a 5 de Setembro passado com o antigo Presidente Armando Guebuza.
Relativamente a sua pretenção de governar de forma autónoma as província onde o seu partido teve mais votos Afonso Dhlakama disse que o assunto foi abordado contudo não forneceu mais detalhes.
Entretanto tornou público que um segundo encontro deverá acontecer nos próximos dias “para aprofundar as questões”.