Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dezenas de detidos em protestos na Bielorrússia

Dezenas de pessoas foram detidas este domingo em Minsk quando participavam numa inédita forma de protesto contra o regime de Alexander Lukachenko – saíram à rua em silêncio, quebrado apenas pelo bater de palmas.

Um correspondente da Reuters conta que seriam pouco mais de 20 jovens reunidos frente à estação central da capital bielorrussa, em resposta ao apelo lançado nas redes sociais para a realização de manifestações silenciosas no dia em que se comemora a independência da ex-república soviética. Polícias à civil e agentes das forças de intervenção avançaram sobre o grupo e, no meio da confusão, os protestos estenderam-se a centenas de pessoas que observavam a cena do outro lado da rua.

Os jornalistas contam que dezenas de pessoas foram levadas à força para furgões da polícia – a organização de direitos humanos Viasna contou 50 detenções, que se juntam à de outras 20 efectuadas pela manhã. As manifestações foram convocadas para contestar a repressão que se seguiu às contestadas eleições que em 2010 deram novo mandato a Lukachenko. Mas durante a parada militar da manhã em Minsk, o Presidente avisou que não cederá “aos que querem pôr a Bielorrússia de joelhos e reduzir a zero a sua independência”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!