– Consideram alguns populares em Nacala- a- Velha
E m comício popular orientado recentemente pelo governador de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, no Posto Administrativo de Covo, distrito de Nacala-a-Velha, a população queixou-se da elevada carga horário do pessoal de saúde, facto que, presumivelmente, estará na origem do alegado mau desempenho de alguns funcionários daquele sector.
De acordo com os denunciantes, em Nacala-a-Velha um único enfermeiro é obrigado a atender a múltiplas solicitações dos pacientes e, na maioria das vezes, a situações que, aparentemente, ultrapassam as suas capacidades.
Abordado para se pronunciar à volta deste assunto, o director de Saúde, Mulher e Acção Social confirmou a falta de pessoal de saúde no distrito, mas argumentou que isso não pode constituir razão de um eventual mau desempenho dos funcionários da sua instituição. Sublinhou que o numero de enfermeiros e de parteiras existentes no distrito cobre as necessidades básicas da população. A questão da insuficiência do número de funcionários públicos, sobretudo nos sectores de Saúde e Educação e Cultura tem sido reportada em quase todos os distritos da província de Nampula. Wf