Uma cidadã de aproximadamente 40 anos de idade, em estado de gravidez, foi atacada mortalmente por um crocodilo no rio Incomati onde retirava água para o seu consumo devido a incapacidade do Governo em fornecer o precioso líquido na sua residência na vila sede do Posto Administrativo de Ressano Garcia, distrito da Moamba, na província de Maputo.
O facto aconteceu na manhã da passada quinta-feira(10), no rio Incomati, para onde a vítima se dirigiu, na companhia da sua filha e uma vizinha, em busca de água para o consumo pois é uma das milhares de moçambicanos sem acesso à água potável canalizada na sua residência.
Segundo testemunhas do incidente relataram à Rádio Moçambique que na altura as três cidadãs estavam dentro de água do rio quando de repente a senhora grávida foi surpreendida pelo réptil, que a arrastou para o fundo do rio.
Perante este perigo, os residentes da vila de Ressano Garcia pedem ao Governo a colocação de fontes de abastecimento de água pois na vila não existe água canalizada, facto que leva a população local a recorrer ao rio para ter aquele precioso líquido para o seu consumo.
A vítima, que deixa cinco filhos menores, não é a primeira moçambicana surpreendida por crocodilos enquanto buscava o precioso líquido para o seu consumo, em várias outras regiões do país a situação repete-se inclusive na rica província de Tete.