Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Detidos nove indivíduos com três armas de fogo no Parque Nacional do Limpopo

Nove moçambicanos munidos de três armas de fogo foram detidos no início desta semana, algures no Parque Nacional do Limpopo, distrito de Massingir, em Gaza, suspeitando-se que sejam caçadores furtivos que actuam nesta estância turística e também no Kruger Park, na África do Sul.

Na altura da sua neutralização, três dos detidos faziam-se transportar numa viatura de marca Toyota Land-Cruizer com armas de marca Mauser de calibres que variam entre 300 mm e 458 mm e a detenção ocorreu na zona tampão localizada na região de Machampane, a 45 quilómetros da sede distrital de Massingir, em Gaza.

Os detidos são acusados de pertencerem a um grupo de caçadores furtivos que ameaçam acabar com rinocerontes e elefantes para a extracção de marfim para posterior venda no estrangeiro, segundo Valdemar Casimiro, gestor das relações públicas e media do Parque Nacional do Limpopo.

Indicou, entretanto, estarem em curso acções de aquisição de armas de fogo, rádios de comunicação, viaturas e diverso equipamento letal para os fiscais intensificarem o seu trabalho de combate à caça furtiva no interior da estância.

O Parque Nacional do Limpopo, refira-se, tem uma área de 10 mil hectares e está integrado num grande projecto transfronteiriço que integra parte dos dis tritos de Massingir, Mabalane e Chicualacuala e algumas regiões das províncias vizinhas da África do Sul e do Zimbabué.

A caça furtiva começou a se fazer sentir com gravidade desde 2010 e envolve comunidades de camponeses residentes dentro do Parque do Limpopo e na vila-sede do distrito de Massingir. Só este ano de 2013, o Kruger Park da África do Sul perdeu 242 rinocerontes, de um total de 350 mortos naquele país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!