Quatro indivíduos foram presos pela Polícia em Nampula, acusados de orquestrar um roubo de um camião de grande tonelagem, que transportava 800 baldes de óleo alimentar, que foi recuperado na semana passada e devolvido ao dono. Pesa, mormente, sobre os visados a morte do ajudante do motorista.
Dos cidadãos, dois já se dedicavam a assaltos, há bastante tempo, e igual número são supostamente clientes da mercadoria surrupiada num dos troços da Estrada Nacional número um (EN1).
Assane Ramadane confessou a morte do ajudante do condutor e disse que foi convidado pelos seus comparsas. O plano era roubar diesel e não óleo alimentar. Ele confirmou que o grupo de que fazia parte simulou um pedido de boleia alegadamente para se dirigirem a um funeral na cidade de Nampula.
Depois de se percorrer alguns quilómetros, eles ameaçaram as vítimas com uma arma de fogo, escorraçaram-nas do veículo e desferiram golpes fatais sobre o ajudante com recurso a instrumentos contundentes.
Amade Mussa, um dos presumíveis clientes da mercadoria, também confirmou o seu envolvimento no caso. Este contou que o camião foi abandonado numa mata e o produto vendido no distrito de Muecate, onde foram detidos.